Como as novas tecnologias aplicadas à saúde podem transformar a gestão das empresas.

Ao longo deste post abordaremos como as constantes transformações tecnológicas exigem das empresas novos modelos de gestão. Nosso objetivo é mostrar como a aplicação de alguns recursos pode auxiliar no melhor controle e prevenção de sinistros dos planos de saúde empresariais.

A tecnologia e sua evolução

A evolução tecnológica é uma necessidade constante na nossa sociedade. As sucessivas Revoluções Industriais demonstram isso por meio dos resultados que alcançaram ao impactar diretamente as dinâmicas da economia e da sociedade. Todas as revoluções industriais desde a Primeira (iniciada aproximadamente na primeira metade do século XVIII) até os dias atuais têm em comum a criação de novas ferramentas que proporcionam à sociedade inúmeros benefícios, a ponto de tornar difícil, ou até mesmo impossível, imaginar como as pessoas viviam sem a tecnologia atual, há 30, 40, 50 anos atrás.

A 4ª Revolução Industrial

Na esteira da constante evolução tecnológica, vivenciamos hoje a 4º Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Estamos inseridos em um fenômeno que torna o mundo cada vez mais conectado. Alternativas, até então inexistentes em um passado recente, já são realidade e nos tornamos cada vez mais dependentes delas.

Healthtech, fintech, foodtech, biotech são alguns dos nomes designados para se referir às startups que aplicam novas tecnologias aos seus específicos mercados de atuação. Esse movimento acontece por meio da combinação entre o poder de alcance da internet com os pilares que a presente revolução digital se estrutura, dentre eles:

No plano atual, já podemos perceber o aumento da competitividade no mercado e, por isso, muitas empresas já realizam o processo de transição para novas abordagens, antes que se tornem obsoletas.

Gif 3fy no mundo

A relação entre tecnologia, Saúde e Gestão

Já parou para pensar como esses conceitos podem se relacionar? Não? Então vamos lá... Um dos principais recursos da atual conjuntura é a utilização de dados. Coletar, armazenar, compilar e interpretar as informações de forma inteligente é fundamental para orientar a tomada de decisão nos negócios. Nesse sentido, vamos entender como a relação entre novas tecnologias de análise de dados na saúde e na gestão podem auxiliar no controle da sinistralidade dos contratos dos planos de saúde empresariais.

Tecnologia e Saúde

Uma análise eficiente dos dados relacionados à utilização do plano de saúde por seus beneficiários é essencial para a boa gestão operacional de uma empresa e contribuem para a redução de desperdícios

Por meio do acompanhamento eletrônico do histórico do paciente, é possível realizar o monitoramento personalizado das necessidades de cada funcionário e, assim, evitar abusos na indicação de serviços médicos.

Além disso, a aplicação a Inteligência Artificial possibilita a emissão de alertas para a prevenção de doenças, fatores de risco e campanhas de vacinação. É responsável também, pela otimização de serviços ao indicar o médico e o local de exame com melhor custo benefício para o colaborador

Tecnologia e Gestão

O poder de cruzar informações rapidamente com alto índice de assertividade cria novas perspectivas para a gestão estratégica no mundo empresarial.

Com o objetivo de tornar os processos mais ágeis e com a filosofia de “fazer mais com menos”, algumas empresas já contam com plataformas que possibilitam a centralização de informações e uma visão mais abrangente do portfólio de processos internos. Como consequência da utilização dessas novas estratégias, há oportunidade de ganhos mediante a redução de custos e o aumento da produtividade

Não fique parado no tempo... Conte com a 3fy!

Como podemos ver, estamos inseridos em uma realidade que causa certo desconforto, mas ao mesmo tempo abre portas para novas perspectivas que em um passado recente seriam consideradas fora de cogitação.

Não podemos negligenciar a importância de estarmos atentos às dinâmicas que a nova economia impõe, por isso, nós da 3fy acreditamos no potencial que a integração entre saúde e tecnologia proporciona para transformar a gestão dos planos de saúde empresariais, e como consequência, agregar mais valor as organizações.

Categoria: Saúde, sinistralidade

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades