Cuidados com a saúde mental no ambiente corporativo.

Doenças de saúde mental estão entre os principais motivos de absenteísmo no Brasil. Entender, identificar e agir no sentido de melhorar a qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho é determinante na produtividade das empresas.

Saúde mental e produtividade no trabalho

Doenças como ansiedade e depressão custaram cerca de U$ 3 trilhões para a economia mundial. Seguindo a mesma linha de ideias, a Capita divulgou uma pesquisa que aponta que 47% dos entrevistados acreditam que sentir ansiedade no trabalho é normal, aumentando portanto o número de absenteísmo. Ademais, 49% dos entrevistados acreditam que seu líder direto não seria aberto a uma conversa sobre saúde mental.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Marsh Benefícios, o número de afastamentos no trabalho devido à depressão aumentaram de 75% para 83% e os devido à transtornos de ansiedade de 52% para 62% em 2016. Portanto, podemos observar a sinergia existente entre o cuidado com a saúde mental e a produtividade no trabalho.

Identificando possíveis problemas relacionados a saúde mental

Antes de tudo, é importante destacar que somente um médico ou profissional capacitado podem, por meio de consultas e exames, diagnosticar um quadro de depressão ou TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Entretanto, estar atento aos sinais mais comuns relacionados a essas comorbidades, é fundamental para encaminhar o beneficiário, o quanto antes, para devido especialista e melhorar a sua qualidade de vida. Exemplos desses sintomas são:

  • Sonolência durante expediente
  • Atrasos recorrentes
  • Comportamento social atípico
  • Esquecimento
  • Dificuldade de concentração
  • Mudança de peso
  • Agitação motora elevada
  • Alteração de humor
  • Queda de rendimento

A importância de hábitos saudáveis para manutenção da saúde mental


Exercícios físicos

tividades físicas quando praticadas regularmente têm papel fundamental na manutenção do equilíbrio químico no cérebro, uma vez que estimulam a liberação de endorfina: hormônio responsável pela sensação de bem-estar, alívio e disposição.

Tomar sol

Estudos demonstram que há uma correlação positiva entre a falta de vitamina D e casos de depressão. Por isso, a exposição diária à luz do sol é essencial para estimular a produção dessa vitamina.

Ter um ambiente de trabalho saudável

Fazer avaliações constantes tanto sobre o espaço físico quanto sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho é uma forma de detectar o nível de satisfação dos funcionários. Sendo assim, pode-se averiguar se o ambiente é prejudicial ou não à saúde mental dos trabalhadores.

Demonstrar apoio

É de extrema importância que as pessoas se sintam confortáveis falando sobre saúde mental. Dentro de um ambiente de trabalho, há muitas formas de apoiar os funcionários, seja com a disponibilização de um acompanhamento psicológico ou apenas falando abertamente sobre o assunto.

Oferecer benefícios

Procurando sempre melhorar saúde e produtividade do funcionário, uma boa opção é oferecer um plano de saúde como benefício. O plano de saúde possibilita ao funcionário a ter um acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, aumentando sua disposição, evitando o absenteísmo e melhorando sua qualidade de vida.

O maior cuidado com o beneficiário é a missão diária da 3fy com o Analytics. Leia nossos outros posts e aprenda ainda mais sobre a gestão corporativa da saúde em sua empresa.

A importância da atividade física

Cada vez mais, a atividade física é recomendada para portadores de hipertensão. A explicação para isto está numa camada que chama endotélio, responsável por revestir o interior das artérias. Esta camada produz uma substância chamada óxido nítrico que tem como função dilatar os vasos sanguíneos e assim, facilitar a passagem do sangue. Tal substância é produzida mediante atividade física e, com isso, o exercício pode auxiliar na redução da pressão arterial de 5 a 8 mmHg. 

Em suma, pode-se dizer que a hipertensão ainda que muito comum entre os brasileiros, reflete em situações ainda mais complicadas, principalmente na saúde do colaborador. Sendo assim, é extremamente recomendável um acompanhamento de perto dos trabalhadores procurando sempre oferecer o maior bem-estar. 


Categoria: Saúde, sinistralidade

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades